MEDIDA VISA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE, MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA E PRESERVAR A NATUREZA NO CENÁRIO URBANO
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou nesta quarta-feira (19/02) o projeto “Replantar” com o plantio de cinco mudas de ipê na Praça João Pessoa, na região central da cidade. A iniciativa visa promover a sustentabilidade, melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente urbano com o replantio de mudas de árvores adequadas a cada espaço. A expectativa é de que o trabalho possa atender todo o município com a previsão de 12 ações por mês.
A primeira atividade simbólica do projeto foi prestigiada pelo chefe da pasta, André Chiang, pelos secretários Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos) e pelo coordenador do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, Marcelo da Silva. O ato representou a importância da atividade e o compromisso da gestão liderada pelo prefeito Pedro Ishi com a pauta ambiental, essencial para atenuar os impactos das mudanças climáticas e garantir o desenvolvimento urbano equilibrado.
De acordo com Chiang, o projeto ocorre em consonância com o trabalho de compensação ambiental. “Nos últimos anos aceleramos as supressões técnicas, removendo árvores comprometidas ou que ofereciam algum risco, evitando assim acidentes sobretudo durante chuvas e rajadas de vento. Agora o foco é fortalecer o replantio de mudas que respeitem as condições técnicas e ambientais de cada espaço, com espécies selecionadas que se adequem melhor a cada ambiente”, explicou ele, ao pontuar que, durante a gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, mais de 5 mil mudas também foram plantadas.
A previsão é de que a iniciativa, que conta com o apoio técnico das equipes do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, ocorra toda quarta-feira com a média mensal de 12 plantios. Para o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, a atividade complementa o serviço de zeladoria e cuidado com o município. “Com espécies de árvores selecionadas a cada tipo de ambiente, vamos evitar o risco de queda e outros acidentes e ainda manter a nossa cidade arborizada de maneira adequada”, comentou Samuel Oliveira.
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação também destacou a importância do início da atividade pela região central. “No nosso Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor, desenvolvido no ano passado em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, o centro é apontado como a região mais quente de Suzano, em razão da urbanização e da impermeabilização de áreas. Então, iniciar o projeto neste local se mostra como uma estratégia assertiva do ponto de vista ambiental e urbanístico”, reforçou Elvis Vieira.




Nenhum comentário:
Postar um comentário